RISCOS AO UTILIZAR CÓDIGO CNAE INCORRETO
O QUE É A CNAE?
CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas, e caracteriza uma lista de códigos (compostos por 7 números) para padronização das atividades econômicas exercidas pela empresa.
Essas atividades serão associadas a cada CNPJ no momento em que a empresa é cadastrada nos órgãos oficiais do país, de modo que, a partir delas, seja possível discriminar os produtos que serão vendidos ou fabricados pela empresa, ou os serviços que ela irá oferecer.
É válido lembrar que é possível fazer alteração de CNAE ao longo da trajetória do seu negócio, seja para modificar a principal atividade econômica ou secundárias.
QUAL A IMPORTANCIA DA ESCOLHA CERTA?
A importância do CNAE e a maneira com que ele irá impactar o seu negócio vai muito além do que parece. É dessa forma que a Receita Federal fará, por exemplo, o enquadramento tributário, definindo o valor de impostos que sua empresa começará pagando, além de definir se está inclusa no Simples Nacional, em qual anexo se encaixa, faixa de faturamento permitido e obrigações cabíveis a empresa.
O QUE ACONTECE AO UTILIZAR CNAE DIVERGENTE AO EXERCIDO?
O primeiro problema é a possibilidade de ter seu negócio irregular. Caso os órgãos competentes verifiquem uma classificação não compatível com a realidade, você corre o risco de ser notificado por estar pagando impostos incorretos e precisar pagá-los de forma retroativa, com direito a juros, multas e correção monetária.
Além disso, existe o risco de estar em uma classificação que confere uma tributação superior ao que deveria, e acabar pagando além do necessário.
COMO ESCOHER O IDEAL PARA SUA EMPRESA?
Para a definição do(s) código(s) CNAE, é necessário listar todos os serviços que a empresa fornece, ou tudo que ela fabrica ou vende. Com isso em mãos, é preciso verificar através da tabela disponível no portal do IBGE as atividades correspondentes.
É nesse momento que entra a necessidade de uma contabilidade especializada para te auxiliar neste processo através do planejamento tributário, identificando a melhor maneira de reduzir seus impostos de forma legal.